Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 1173

Neste ano de 2025, no dia 16 de novembro, a Igreja Católica Apostólica Romana coloca o Dia Mundial dos Pobres. A existência de pobres é uma demonstração clara de que, apesar de toda evolução da humanidade, valores como solidariedade, fraternidade e empatia ainda estão muito distantes de nossa realidade, o que deixa claro que o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo está longe de tornar-se algo que possa transformar nossa sociedade. No evangelho segundo Lucas, capítulo 21, Jesus fala de tribulações pelas quais quem nele crê passará, mas no versículo 19 conclui que permanecendo firmes como cristãos é que iremos ganhar a vida eterna. Nunca foi fácil e continua não sendo criar uma consciência coletiva que leve a uma nova ordem econômica inclusiva, mas quem é cristão não pode abrir mão de uma vida coerente com esta busca, enfrentando toda e qualquer ideologia que tente justificar a existência de pobres entre nós.
Leitura da Profecia de Malaquias (Ml 3,19-20a).
Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas.
SALMO 97(98)
O Senhor virá julgar a terra inteira, / com justiça julgará.
1. Cantai salmos ao Senhor, ao som da harpa
e da cítara suave!
Aclamai com os clarins e as trombetas
ao Senhor, o nosso Rei!
2. Aplauda o mar, com todo ser que nele vive,
o mundo inteiro e toda gente!
As montanhas e os rios batam palmas
e exultem de alegria.
3. Exultem ante o Senhor, pois ele vem,
vem julgar a terra inteira.
Julgará o universo com justiça
e as nações com equidade.
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (2Ts 3,7-12).
Irmãos, bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar, também não deve comer”. Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão.
ACLAMAÇÃO (Lc 21,28)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossas cabeças e olhai,
pois a vossa redenção se aproxima!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 21, 5-19).
Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: ”Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?”- Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 17h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024