Para quem curte a Bíblia
Para quem curte a bíblia 1051
Este ano comemoramos no dia 23 de julho o III Dia Mundial dos Avós e Idosos, inspirados pelo versículo 50 do capítulo 1 do Evangelho segundo Lucas: “A sua misericórdia se estende de geração em geração”. Esta misericórdia de Deus aparece no livro da sabedoria, quando menciona que Deus, apesar de Seu poder, julga com clemência e nos governa com grande consideração, reforçado no Salmo 85(86) no qual clamamos: “Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!”. Jesus ensina esta misericórdia no Seu evangelho segundo Mateus, quando fala do joio e do trigo. O joio é uma praga que se assemelha ao trigo, da mesma forma que pessoas más e boas podem assemelhar-se. Na parábola os trabalhadores querem arrancar o joio logo que percebem sua presença na plantação, mas o dono não permite pois poderia ser arrancado também trigo no processo. Prefere deixar que ambos cresçam e após a colheita sejam separados. Da mesma forma a misericórdia de Deus permite crescerem maus e bons, mas deixa claro que no final de sua jornada haverá a separação entre uns e outros, cabendo aos maus o castigo. Para nos mantermos entre os bons basta permitir que o Espírito Santo, que habita em nós, nos guie no caminho do amor, da fraternidade, da solidariedade, que tornaremos realidade com a prática do bem. Lembrando de nossos avós e idosos, que este bem se estenda de forma especial a eles, cuja idade avançada traz diversos desafios materiais e espirituais que dependem de pessoas amorosas ao seu redor para serem superados.
Leitura do livro da Sabedoria (Sb12,13.16-19)
Salmo Responsorial 85 (86)
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,26-27)
Proclamação do Evangelho segundo Mateus (Mt 13,24-30) - forma breve
13Não há, além de ti, outro Deus que cuide de todas as coisas e a quem devas mostrar que teu julgamento não foi injusto. 16A tua força é princípio da tua justiça, e o teu domínio sobre todos te faz para com todos indulgente. 17Mostras a tua força a quem não crê na perfeição do teu poder; e nos que te conhecem, castigas o seu atrevimento. 18No entanto, dominando tua própria força, julgas com clemência e nos governas com grande consideração: pois quando quiseres, está ao teu alcance fazer uso do teu poder. 19Assim procedendo, ensinaste ao teu povo que o justo deve ser humano; e a teus filhos deste a confortadora esperança de que concedes o perdão aos pecadores.
R: Ó Senhor, vós sois bom, sois clemente e fiel!
1. Ó Senhor, vós sois bom e clemente, * sois perdão para quem vos invoca. / Escutai, ó Senhor, minha prece, * o lamento da minha oração!
2. As nações que criastes, virão * adorar e louvar vosso nome. / Sois tão grande e fazeis maravilhas: * vós, somente sois Deus e Senhor!
3. Vós, porém, sois clemente e fiel, * sois amor, paciência e perdão. / Tende pena e olhai para mim! * Confirmai, com vigor, vosso servo!
Irmãos: 26O Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.
Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”.