Para quem curte a Bíblia
Para quem curte a bíblia 1028
Falando sobre o livre arbítrio que temos, o livro do Eclesiástico nos diz que “(...)Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. (...)” Numa das frases de seu evangelho segundo Mateus, Jesus nos diz: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”, deixando isto bem claro, ao criticar o mero cumprimento de preceitos sem a preocupação com o amor ao semelhante. Se usarmos somente a razão, podemos concluir que isto torna muito mais difícil cumprir as leis de Deus, mas se nos deixarmos levar pelo amor as cumpriremos com facilidade, pois nos tornaremos instrumentos de Deus. Foi a justiça dos homens que condenou Jesus à cruz e leva o mundo num caminho de fome, violência, destruição, pois continua servindo aos interesses dos poderosos. Guiados pelo amor seremos verdadeiros cristãos, tornando o mundo mais justo, fraterno e feliz.
Leitura do livro do livro do Eclesiástico (Eclo 15,16-21)
Salmo Responsorial 118 (119)
Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 2,6-10)
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (forma breve - Mt 5,20-22a.27-28.33-34a.37)
16Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás. 17Diante de ti, ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. 18Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir. 19A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê contnuamente. 20Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. 21Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.
R: Feliz o homem sem pecado em seu caminho, / que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
1. Feliz o homem sem pecado em seu caminho * que na lei do Senhor Deus vai progredindo! / Feliz o homem que observa seus preceitos * e de todo o coração procura a Deus!
2. Os vossos mandamentos vós nos destes, * para serem fielmente observados. / Oxalá, seja bem firme a minha vida * em cumprir vossa vontade e vossa lei!
3. Sede bom para com vosso servo e viverei * e guardarei vossa palavra, ó Senhor. / Abri meus olhos e então contemplarei * as maravilhas que encerra a vossa lei.
4. Ensinai-me a viver vossos preceitos; * quero guardá-los fielmente até o fim! / Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei * e de todo coração a guardarei.
Irmãos: 6entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo, que, afinal, estão votados à destruição. 7Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. 8Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu”. 10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22aEu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo. 27Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 33Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34aEu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.