Para quem curte a Bíblia
Para quem curte a bíblia 1129
No livro do Profeta Isaías vemos Jesus colocado como Servo de Deus. Servo é aquele que atende a vontade de seu senhor e, como sabemos, Jesus Cristo cumpriu esta missão por completo. Nesta caminhada, foi batizado por João Batista, mesmo já estando em plena comunhão com Deus Pai. Com isto colocou-se como igual a qualquer outra pessoa, deixando claro o que Pedro coloca nos Atos dos Apóstolos quando diz que Deus não faz distinção entre as pessoas. Para proveito de todos Deus criou um mundo perfeito que habitado por pessoas que não se deixam guiar pelo amor gera guerras, violência, miséria, enfim, acúmulo de riqueza e poder nas mãos de poucos em detrimento de muitos. Que este ano jubilar de comemoração dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo seja um marco na mudança desta realidade. Para isto, vamos contribuir com uma vida guiada pelo amor na busca da paz, saúde, segurança e educação para todos!
Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 42,1-4.6-7).
SALMO 28(29)
Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 10, 34-38).
ACLAMAÇÃO (Mc 9,6)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 3,15-16.21-22).
Assim fala o Senhor: “Eis o meu servo, eu o recebo; eis o meu eleito, nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.
Que o Senhor abençoe,
com a paz, o seu povo.
1. Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com santo ornamento!
2. Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas imensas!
Eis a voz do Senhor com poder!
Eis a voz do Senhor majestosa!
3. Eis a voz do Senhor no trovão!
No seu templo os fiéis bradam: “Glória!”
É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre!
Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: “De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai:
Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós!
Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.