Para quem curte a Bíblia
Para quem curte a bíblia 1108
Se puder escolher entre conseguir as coisas gratuitamente, sem esforço, ou como fruto de trabalho, dedicação e empenho, certamente a tentação é escolhermos a primeira forma. Ocorre que não existe o que surja do nada portanto, para que alguém consiga as coisas feitas sem seu envolvimento ela precisa ter sido feita por outro. Daí surgiram as guerras, lutas pelo poder econômico, religioso e político, a busca pelo bem-estar independentemente de quantos possam ser prejudicados. É por isto que o Deus dos cristãos sempre inspirou o homem a envolver-se na construção de Seu Reino. Quando o povo hebreu alcança a terra prometida vê-se tentado a abandonar seu Deus e aderir a outros deuses que poderiam dar-lhes coisas de maneiras fáceis. Com Jesus Cristo isto também ocorreu, muitos discípulos o abandonaram na medida que iam entendendo que uma sociedade justa e fraterna só se constrói através do amor ao próximo, da partilha, e isto pode exigir que se receba menos do que acha que merece, e mesmo assim viver feliz pois é isto que fará os demais felizes. O grande desafio é vencermos nosso egoísmo e nossa ganância e seguir firmes o caminho do amor.
Leitura do Livro de Josué (Js 24,1-2a.15-17.18b)
Naqueles dias, Josué reuniu em Siquém todas as tribos de Israel e convocou os anciãos, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. Então Josué falou a todo o povo: “Se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor”. E o povo respondeu, dizendo: “Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus”.
SALMO 33 (34) - Provai e vede quão suave é o Senhor! (bis)
1.Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
2.O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
3.Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.
4.Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta. Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, e nenhum deles haverá de se quebrar.
5.A malícia do iníquo leva à morte, e quem odeia o justo é castigado, mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, e castigado não será quem nele espera.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios (Ef 5,21-32)
Irmãos: Vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; e nós somos membros do seu corpo! Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja.
ACLAMAÇÃO (Jo 6,63c.68c) - Aleluia, aleluia, aleluia.
Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida; as palavras que dizeis, bem que são de eterna vida.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 6,60-69)
Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.