Boletim via e-mail



Para quem curte a Bíblia


Para quem curte a bíblia 1143

Seguindo com a Semana Santa, na Quinta-feira Santa celebrarmos o momento em que Jesus Cristo celebra a última ceia com seus apóstolos, quando deixou-nos a Eucaristia como alimento e ensinou-nos a importância da humildade e da disposição em servir ao próximo com o gesto de lavar os pés dos apóstolos. Na Sexta-feira Santa celebramos a paixão, morte e sepultamento de Jesus Cristo, prova de amor de Deus por cada um de nós, que suporta todo sofrimento e morte para nos redimir e mostrar que é possível amar ao próximo como a si mesmo. Estes dois grandes momentos culminam com o Sábado Santo no qual, durante a Vigília Pascal na Ressurreição de Jesus Cristo comemoramos sua vitória sobre a morte, e a possibilidade de com Ele, por Ele e Nele podermos também nós ressuscitarmos para a vida eterna. Continuaremos comemorando este grande acontecimento já no primeiro domingo da Páscoa, com texto dos Atos dos Apóstolos que resume estes fatos, e de evangelhos que relatam a Ressurreição de Jesus Cristo, no caso do evangelho segundo João que mostra Maria Madalena recebendo a notícia em frente ao sepulcro vazio de Jesus, e como os apóstolos e discípulos foram tomando conhecimento do fato, como no evangelho segundo Lucas que fala da aparição de Jesus a dois discípulos que caminhavam para Emaús, tristes pela sua morte. Quem realmente acredita em tudo isto vai aceitar com alegria o que pede São Paulo aos Colossenses: “(...) Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. (...)”. E, aceitando, trabalhar ativamente para que o amor seja realmente a base de nossa sociedade, tomando forma através da partilha, da compaixão, da misericórdia, da busca incessante da paz e da justiça.

Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 10,34a.37-43)
Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: “Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele. E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”.

Salmo 117(118)
Este é o dia que o Senhor fez para nós:
Alegremo-nos e nele exultemos!
1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!
“Eterna é a sua misericórdia!”
A casa de Israel agora o diga:
“Eterna é a sua misericórdia!”
2. A mão direita do Senhor fez maravilhas,
a mão direita do Senhor me levantou.
Não morrerei, mas ao contrário, viverei
para contar as grandes obras do Senhor!
3. A pedra que os pedreiros rejeitaram,
tornou-se agora a pedra angular;
pelo Senhor é que foi feito tudo isso!
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Segunda Leitura
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3,1-4).
Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

SEQUÊNCIA PASCAL [M.: Pe. José Weber, SVD]
1. Cantai, cristãos, afinal:
“Salve, ó vítima pascal!”
Cordeiro inocente, o Cristo
abriu-nos do Pai o aprisco.
2. Por toda ovelha imolado,
do mundo lava o pecado.
Duelam forte e mais forte:
é a vida que vence a morte.
3. O Rei da vida, cativo,
foi morto, mas reina vivo!
Responde, pois, ó Maria:
no caminho o que havia?
4. “Vi Cristo ressuscitado,
o túmulo abandonado,
os anjos da cor do sol,
dobrado no chão o lençol.
5. O Cristo que leva aos céus,
caminha à frente dos seus!”
Ressuscitou, de verdade!
Ó Cristo Rei, piedade!

ACLAMAÇÃO (1Cor 5,7b.8a)
Aleluia, aleluia, aleluia.
O nosso Cordeiro Pascal, Jesus Cristo, já foi imolado.
Celebremos, assim, esta festa, na sinceridade e verdade.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 20,1-9).
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos
OU
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 24,13-35)
Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: 'O que ides conversando pelo caminho?' Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: 'Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?' Ele perguntou: 'O que foi?' Os discípulos responderam: 'O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu.' Então Jesus lhes disse: 'Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?' E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: 'Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!' Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: 'Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?' Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: 'Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!' Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

Horários das Missas

 

 Todo dia 02 de cada mês missa em louvor à Nossa Senhora com a tradicional benção das velas.

 Sábado, às 17h, missa no Cinerário Nossa Senhora da Luz.

 Domingo, às 10h30 e 18h30 missa na Matriz.

 

Domingo, às 09h missa na Comunidade Santa Edwiges

 

Inscreva-se em nosso canal

https://youtube.com/c/CanalNossaluz

 

Publicações

Campanha da Fraternidade de 2024