Destaques
Documentário Suicídio Assunto Urgente busca salvar vidas
Visando contribuir socialmente com a triste realidade do Suicídio no Brasil, que conta com números cada vez mais alarmantes, o RS21 Play, plataforma de vídeos ondemand da Rede Século 21 está produzindo um documentário sobre o tema, como forma de prevenção.
A proposta do documentário tem por objetivo principal, levar informação e desfazer o tabu relacionado ao tema suicídio, proporcionando aos telespectadores melhor compreensão do assunto por meio de entrevistas com profissionais da saúde, especialistas e opiniões que possam contribuir para que mais vidas sejam salvas, conforme afirma a psicóloga Fernanda Rezende, entrevistada do documentário: “a dor compartilhada é possível ser vivenciada” e ainda, “a prevenção vem do falar”.
Os últimos dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, em setembro de 2017, por meio do Boletim Epidemiológico de Tentativas e Óbitos por Suicídio no Brasil, mostra que um dos alertas é a alta taxa de suicídio entre pessoas com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foram registradas média de 8,9 mortes por 100 mil habitantes nos últimos seis anos. A média nacional é 5,5 por 100 mil. Também chama a atenção o alto índice de suicídio entre jovens, principalmente homens, e indígenas. O diagnóstico inédito vai orientar a expansão e qualificação da assistência em saúde mental no país.
Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia, questões sociodemográficas, como isolamento social; psicológicos, como perdas recentes; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica, neoplasias malignas. No entanto, tais aspectos não podem ser considerados de forma isolada e cada caso deve ser tratado no Sistema Único de Saúde conforme um projeto terapêutico individual.
Assistência é fator de proteção – Os serviços de assistência psicossocial tem papel fundamental na prevenção do suicídio. O Boletim apontou que nos locais onde existem Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), uma iniciativa do SUS, o risco de suicídio reduz em até 14%. Existem no país, 2.463 CAPS e, no último ano, foram habilitadas 146 unidades, com custeio anual de R$ 69,5 milhões do Ministério da Saúde. Por isso, a agenda estratégica prevê a expansão dessas unidades nas regiões de maior risco.
Fragmentos do documentário
Pensando na prevenção ao suicídio como uma situação que busca salvar vidas, foi criada a série “Fragmentos” do documentário “Suicídio: Assunto Urgente”. Enquanto o documentário ainda se encontra em produção, os “Fragmentos” compreendem partes das entrevistas preparadas para serem divulgadas em inúmeros grupos de apoio espalhados pela internet, onde o assunto é tratado de forma intensa e milhares de pessoas buscam falar sobre suas aflições. Fato confirmado por Carlos Correia, voluntário do CVV (Centro de Valorização da Vida), entrevistado no documentário: “Falar é a melhor solução”. É de extrema importância que cada indivíduo tenha a sua “rede de apoio”, pessoas que possam conversar. Quando essa rede de apoio falta ou a pessoa não se sente à vontade para conversar sobre seus problemas com alguém mais próximo, uma boa opção é ligar para o CVV. É só ligar 188, o nome e a conversa de quem liga são mantidos em sigilo. O serviço funciona em todo território nacional.
Conheça esses fragmentos na playlist do Rede Século 21 no Youtube clicando aqui.
Fonte: Ministério da Saúde
Rede Século 21