Destaques
Padre Valdevir explica o significado do presépio nessa primeira fase do advento.
"O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico e pertence ao ciclo do Natal. A liturgia do Advento caracteriza-se como período de preparação, como pode-se deduzir da própria palavra advento que origina-se do verbo latino advenire, que quer dizer chegar. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá; sua liturgia conduz a celebrar as duas vindas de Cristo: Natal e Parusia. Na primeira, celebra-se a manifestação de Deus experimentada há mais de dois mil anos com o nascimento de Jesus"(CATEQUISAR, O Advento e o seu significado, 2016)
Padre Valdevir informa que o Presépio desse ano terá duas fases. A primeira no Advento, portanto, um presépio que espera uma epifânia, uma realização.
As correntes do mal que impedem que o Bem floresça em nossos corações estão representados nas cruzes que são sinais da remissão dos nossos pecados. Elas estão amarradas com cordas para representar a ideia da rede que tece o mal em nossas vidas. Em cada cruz um mal que nos escraviza e uma exclamação:
Corrupção. Vem Senhor Jesus!
Intolerância. Vem Senhor Jesus!
Desrespeito. Vem Senhor Jesus!
Violência. Vem Senhor Jesus!
....
A surpresa para comunidade, nos conta Padre Valdevir, está reservada para o Presépio do Natal que dará uma resposta a esses desafios impostos na primeira fase.